Informativo – Câncer de mama

post-inner3

O câncer de mama é o tumor mais comum em mulheres no mundo todo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, devem ser diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos da doença.

Para além dos dados alarmantes, este mês foi instituído Outubro Rosa para conscientização e prevenção do câncer de mama. Levando a discussão sobre a doença também ao âmbito multidisciplinar, é importante a informação nas mais diversas áreas da saúde. Inclusive na Odontologia.

Cabe ao Cirurgião-Dentista buscar cada vez mais conhecimento a respeito da doença atualizando-se e entendendo mais a respeito do câncer de mama e seus estágios. O objetivo é aprimorar as capacidades para melhor intervir no tratamento odontológico da paciente com câncer de mama.

O Cirurgião-Dentista deve buscar conhecer alguns fatores relevantes. Por exemplo, o tipo de tratamento estabelecido, como a quimioterapia e a radioterapia, se houve realização de cirurgia, retirada de linfonodos, medicações prescritas e quais podem ser seus efeitos sistêmicos na cavidade oral. A partir dessas informações, o Cirurgião-Dentista pode definir quais são os cuidados preventivos, paliativos e curativos deverão ser aplicados para reduzir possíveis danos ao paciente.

Fonte: Dental Office e INCA
#abopr #uniabopr #outubrorosa #cancerdemama

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »