Fevereiro Roxo e Laranja

O mês que se inicia é marcado por duas campanhas importantíssimas: o Fevereiro Laranja e o Fevereiro Roxo. Enquanto a primeira busca conscientizar a população sobre a leucemia, a segunda lança luz sobre o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus, três males crônicos.

Sensibilizar os colaboradores e os pacientes sobre questões ligadas à saúde é uma atitude relevante para o Cirurgião-Dentista, que pode reforçar as campanhas dentro do consultório.

Além de material informativo, que incentiva os exames preventivos, no caso do apoio ao Fevereiro Laranja é possível aderir a campanhas de doação de sangue e medula.

Lúpus é um distúrbio crônico que provoca a produção de anticorpos além do necessário. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e a mais comum.

Fibromialgia ataca as articulações e causa dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que a doença afeta cerca de 3% da população.

Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o tempo, também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. É a causa mais comum de demência. No Brasil, 6% das pessoas com mais de 60 anos de idade têm a doença, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer.

Leucemia é uma doença que acomete os glóbulos brancos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o número de casos novos estimados para cada ano do triênio 2020-2022 foi de 5.920 casos em homens e de 4.890 em mulheres. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »