Confira a retrospectiva das principais ações realizadas pela ABO-PR em 2019

Foto: Priscilla Fiedler

Foto: Priscilla Fiedler

Confira a retrospectiva das principais ações realizadas pela ABO-PR em 2019:

2019 foi um ano de muito trabalho para toda a diretoria e colaboradores da ABO-PR, especialmente devido aos preparativos para o XIV CIOPAR. “Um grande congresso como o que realizamos este ano em Curitiba só é possível com o envolvimento e dedicação de todos. E isso pode ser percebido no sucesso que foi esta edição”, considera o presidente da entidade, Dr. Dalton Luiz Bittencourt.

Mas o congresso foi apenas uma das ações dentre tantas outras organizadas e realizadas pela Associação, sempre focada na prestação de serviços de qualidade e exclusivos para os sócios, além de cursos de excelência via UNIABO-PR para milhares de Cirurgiões-Dentistas. “2020 deve ser um ano melhor, com perspectivas macroeconômicas mais positivas, o que deve refletir em todos os setores e também na área Odontológica. Vamos ampliar a agenda de cursos e palestras para que os profissionais se prepararem para este novo cenário que está por vir, sigam em frente na atualização e aprimoramento dos conhecimentos científicos e fiquem por dentro de toda evolução tecnológica que a área da saúde está passando”, reforça.

A vice-presidente da ABO-PR, Dra. Cláudia Christianne Gobor, destaca que este ano foram realizadas diversas ações que promoveram ainda mais a união da entidade de classe que representam a Odontologia paranaense, como o CRO-PR e o SOEPAR, a exemplo do XIV CIOPAR e o Jantar em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista.

Para o próximo ano a intenção é ampliar a agenda de cursos, palestras e eventos para trazer um número maior de profissionais para a Associação, de forma que a entidade se torne cada vez mais forte e representativa.

De acordo com a diretora Financeira, Dra. Nereida Zuleika H. Dias, mesmo em tempos difíceis, o saldo da ABO-PR foi positivo. “Trabalhamos o ano de 2019 com superávit financeiro principalmente devido à boa administração da escola, aumento do número de alunos e contribuição dos associados em decorrência dos benefícios que a entidade oferece”, ressalta. Além disso, ela considera que tudo isso só foi possível graças ao controle das despesas que conseguiu adequar todos os custos, mesmo com a realização de benfeitorias na sede e o XIV CIOPAR.

Um ano de grande marco para a entidade que celebra em 2019 seus 100 anos de atuação no Estado do Paraná. Para o Diretor Secretário, Dr. Ivan Toshio Maruo, este ano foi de intenso trabalho. “Tivemos dois grandes eventos para organizar, o jantar de comemoração ao Centenário da entidade e o XIV CIOPAR, que foi um grande sucesso”, enfatiza. O Cirurgião-Dentista foi responsável pela organização de 500 trabalhos científicos durante o congresso, contando com apresentações e avaliações.

“Foi muito gratificante, pois contei com uma comissão atuante, com professores de várias instituições que nos auxiliaram como avaliadores, e com acadêmicos e profissionais que apresentaram pesquisas e casos clínicos de excelência”, frisa.

A UNIABO-PR também ganhou destaque em 2019. Foram acrescentados cursos de curta duração na programação regular, além de um novo curso de Especialização, de Harmonização Orofacial. “Ambos modelos tiveram grande aceitação. Demos sequência ao programa de educação continuada, que proporcionou palestras gratuitas quinzenais ao longo de todo o ano, além da organização do maior Congresso de Odontologia do sul do País”, celebra o Diretor da UNIABO-PR, Dr. Sérgio Vieira.

Mas o trabalho não para por aí. No próximo ano novas ações estão sendo desenhadas, como o fortalecimento da parceria com as empresas do segmento. “Nossa intenção é trazer para Curitiba os melhores cursos, sem custo ou a um custo muito baixo para os profissionais”, reforça Dr. Sérgio.

O Diretor de Patrimônio, Dr. Egas Moniz de Aragão, destaca as obras de contenção de enchente concluídas com sucesso e aprovadas com êxito após uma grande inundação na região que não causou nenhum dano na sede da ABO-PR. Ele lembra que estas obras estão sendo sempre aprimoradas já que a instabilidade climática se tornou a nova realidade.

“Outra ação que iniciamos esse ano foi a reforma completa do telhado, comprometido pela idade do imóvel e por cupins. Além disso, nos preocupamos com a segurança, ampliando os dispositivos para melhor prevenir roubos ao patrimônio de nossa Associação”, amplia. O diretor complementa que foi adquirida uma filmadora de ponta para as aulas demonstrativas, melhorando ainda mais a performance para os Cirurgiões-Dentistas.

Para o próximo ano a diretoria pretende construir um novo laboratório para as aulas demonstrativas e laboratoriais, além de dar continuidade às obras e serviços de manutenção da sede, com foco na melhoria contínua da estrutura da Associação.

Na Diretoria de Esportes, o Dr. Osiris Pontoni Klamas destaca que para o ano que vem a intenção é promover mais eventos esportivos para sensibilizar os sócios sobre a importância de praticar alguma atividade física a fim de manter a saúde em dia e ter mais qualidade de vida. “Vamos convidar profissionais da área Odontológica que sejam referência em algumas modalidades esportivas, para que venham até a ABO-PR promover palestras de estímulo e incentivo aos sócios da entidade”, frisa.

O Dr. André Vinicius Kaled Segato passou a fazer parte da Diretoria de Marketing em julho deste ano e mesmo com as ações já em andamento pode contribuir em muito. “A ABO-PR tem como um de seus princípios zelar por uma Odontologia melhor, tanto para os profissionais da área quanto para a sociedade. Nesse contexto, o ano de 2019, para a ABO-PR, foi muito especial, antes de tudo pelo seu aniversário de 100 anos. Além disso, inúmeros eventos foram promovidos em prol da classe odontológica”, destaca.

A direção acadêmica tem papel fundamental para disseminar a importância da ABO-PR aos formandos, acadêmicos e profissionais recém-formados de Odontologia. O Diretor desta pasta, Dr. Oscar Fernando Machuca, conta que periodicamente são realizadas palestras nas universidades para aproximar os futuros profissionais, demonstrando tudo que é realizado em prol deles, e a estrutura da ABO-PR. Existem ainda outras ações como o churrasco de comemoração com os formandos das faculdades de Curitiba na sede da entidade, a cada semestre, em que os alunos são recepcionados para celebrar e conhecer a Associação.

“Realizamos palestras gratuitas quinzenalmente, também na sede, sobre os mais variados assuntos da área Odontológica, justamente para atrair novos profissionais para conhecerem a ABO-PR. Buscamos sempre agregar mais conhecimentos e aproximar a classe. Esse é o nosso papel”, ressalta.

A Diretoria Social, conduzida pelo Dr. Celso Minervino Russo, proporcionou aos associados momentos de descontração e valorização dos Cirurgiões-Dentistas. “Um dos grandes destaques desta pasta foi o jantar em comemoração aos 100 anos da entidade, realizado no dia 19 de outubro, cuidadosamente organizado para enfatizar toda a história e atuação da ABO-PR no Estado”, destaca Dr. Celso. Foram promovidos ainda eventos em comemoração ao Dia da Mulher e Dia dos Pais, com chopp e hambúrguer gourmet. “Ações como estas nos permite interagir em ambiente mais descontraído,fomentando a integração e união da classe”, reforça.

Durante todo o ano a ABO-PR, através da Diretoria de Ação Social, buscou ativamente realizar campanhas para gerar impacto positivo a pacientes carentes. “Fizemos uma campanha de arrecadação de tampinhas de garrafa que resultou em 36 dúzias de fraldas geriátricas para o Lar dos Idosos do Tarumã. Outro grande trabalho foi a captação de doações de latas de leite em pó para a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), que rendeu dezenas de doações”, pontua o diretor de Ação Social,Dr. Luiz Antônio de Almeida.

O Projeto Educárie também teve o apoio dessa diretoria na obtenção de materiais fundamentais para a realização da ação. Através de visitas em algumas instituições (Casa do Servo Sofredor, Centro de Transformação Social Vida Nova, APACN), a ABO-PR também buscou melhorar a qualidade na educação, além da saúde bucal. O Centro de Transformação Social Vida Nova foi presenteado com doações de livros para preencher a biblioteca que estava praticamente sem livros. “Todas essas iniciativas contribuíram para as pessoas envolvidas dos dois lados, o que nos deixa muito orgulhosos de poder fazer parte deste projeto. Que em 2020 venham outras tantas ações”, finaliza.

 

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »