Aleitamento materno

post-inner

A amamentação é uma das melhores maneiras de auxiliar no desenvolvimento do bebê e fortalecer o vínculo materno. Da mesma forma, o aleitamento materno é fundamental para a saúde bucal do indivíduo em desenvolvimento. A OMS recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente até os 6 meses e de maneira continuada até dois anos ou mais para a boa saúde física e mental.

A odontopediatra e consultora internacional de amamentação Suzana Fucio nos ajuda a destacar seis motivos pelos quais o aleitamento materno é importante para uma dentição saudável na criança.

  • 1 – Leite materno é fator de proteção contra a cárie dentária, devido à sua composição e por favorecer uma microbiota mais saudável na boca do bebê.
  • 2 – Bebês amamentados no peito estão mais protegidos contra a fluorose dentária.
  • 3 – A rica e dinâmica composição de vitaminas, minerais e agentes imunológicos do leite materno protege contra os defeitos de desenvolvimento do esmalte, reduzindo os riscos de enfermidades e deficiências nutricionais no bebê.
  • 4 – O exercício de sucção em seio materno promove um trabalho muscular diferente do realizado em bicos artificiais, garantindo um bom crescimento e desenvolvimento orofacial da criança.
  • 5 – Na amamentação, a criança consegue preservar as funções orais de maneira mais saudável, mantendo o padrão de respiração nasal. A tonicidade e postura adequadas dos músculos da mastigação e da língua exercitados no seio materno irão também favorecer a mastigação, a deglutição e o desenvolvimento da fala.
  • 6 – Sugar o seio materno ainda previne a instalação de hábitos orais deletérios, como sugar o dedo e chupeta. “O peito em livre demanda promove a saciedade da necessidade de sucção do bebê, tanto nutricional como emocional”, concluiu Suzana.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »