Professores comentam Palestras da UniABO-PR

Associação programou três palestras para o primeiro semestre de 2017: Odontologia do Sono, Odontologia Hospitalar e Ortodontia

De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio ou síndromes do sono. No País, 43% dos brasileiros não conseguem dormir da maneira correta, resultando em cansaço, o que aumenta o risco de desenvolvimento de outras doenças.

Para explanar mais sobre este tema, a ABO-PR convidou o coordenador do curso desta área na UniABO-PR, Dr. Rosalvo Amaral Junior, que ministrará o tema Odontologia do Sono, com previsão para o mês de abril. “Vamos abordar os aparelhos intra-orais no tratamento, controle do ronco e apneia obstrutiva do sono, bem como seu controle no longo prazo”, destaca.

Odontologia Hospitalar

Prevista para o mês de março, a palestra sobre Odontologia Hospitalar será ministrada pela coordenadora do curso da UniABO-PR, Dra. Lilian Pasetti. Ela irá abordar assuntos como bioética, biossegurança, prática clínica, urgência e emergência, primeiros socorros, rotina hospitalar, exames clínicos, laboratoriais e de imagem; principais agravos, pacientes sistemicamente comprometidos (cardíacos, oncológicos, diabéticos, gestantes, neurológicos), UTI, cuidados paliativos, protocolos e rotinas odontológicas em hospital, controle de infecção hospitalar, equipes Multidisciplinares, processos administrativos hospitalares, dentre outros.
“A RDC 07 da ANVISA, de 2010, obriga hospitais a ter de plantão, nas UTIs, um Cirurgião Dentista para acompanhar os pacientes e coordenar os procedimentos de higienização bucal. Porém, aqui no Paraná a legislação é mais abrangente: a Lei 18120/2014 obriga hospitais públicos e privados, com mais de 50 leitos, a contar com a presença de profissionais da área Odontológica, não apenas nas UTIs, mas também nas de emergências e ambulatórios”, informa, reforçando que este é um campo interessante para os profissionais da área.

Ortodontia

Outra palestra prevista para o primeiro semestre deste ano é sobre Ortodontia. Ministrada pelo Dr. Armando Saga, coordenador desta especialidade na UniABO-PR, a palestra irá abordar a utilização racional das tomografias computadorizada de feixe cônico e das ancoragens esqueléticas como mini-parafusos ou mini-placas; a incorporação do Digital Smile Design; o uso dos arcos ortodônticos com propriedades térmicas, dos aparelhos autoligáveis passivos e dos aparelhos estéticos monocristalinos.

“Buscar atualização dos conhecimentos técnico-científicos é fundamental para realizar diagnósticos precisos, planejar casos complexos, que muitas vezes podem envolver outras especialidades da área odontológica, reforçando o conceito de tratamento ortodôntico de modo individualizado para cada paciente e tipo de maloclusão”, considera.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »