UNIABO-PR oferece variedade de temas e flexibilidade de carga horária. Escolha o seu curso e matricule-se!

2.2

Em uma era em que as pesquisas e os avanços tecnológicos chegam em velocidade vertiginosa, manter-se atualizado e adquirir competências técnico-científicas de ponta são questões extremamente importantes para o Cirurgião-Dentista. A UNIABO-PR tem uma programação intensa e flexível de cursos nas diversas modalidades da Odontologia. Mais informações pelos telefones (41) 3028-5807 e (41) 3028-5805, ou pelo e-mail uniabocursos@abopr.org.br e uniabo@abopr.org.br

Clique aqui para ver o calendário de cursos de 2020

ESPECIALIZAÇÃO

Implantodontia

Coordenação: Dra. Renata Ribas, Especialista em Implantodontia, e Dr. Marcos Pupo, Mestre em Implantodontia
Duração: Março de 2020 a Junho de 2022
Carga Horária: 1.151 horas
Periodicidade: Mensal
A proposta é formar especialistas em Implantodontia com capacidade de diagnosticar, planejar e reabilitar casos simples e complexos com implantes e próteses sobre implantes, assim como em procedimentos de regeneração óssea guiada. O curso oferece todo o conteúdo teórico e prático na realização de um protocolo de planejamento para reabilitar função e estética.

Dentística

Coordenação: Dr. Sérgio Vieira, Mestre e Doutor em Dentística.
Duração: Março de 2020 a Março de 2022
Carga Horária: 855 horas / Mensal

O curso aborda desde odontologia preventiva até prótese sobre implante. Serão trabalhados os procedimentos menos invasivos em resina composta, além de casos com restaurações anteriores estéticas, como dentes fraturados, fechamento de diastemas, dentes conóides e facetas em resina composta, visto que o curso tem um forte apelo estético. Serão abordadas também técnicas simplificadas como a bulk fill para dentes posteriores e técnicas complexas para pacientes mais exigentes esteticamente. Serão desenvolvidas, ainda, a parte protética em cerâmica e resina de laboratório, tanto em região posterior, quanto anterior, lentes de contato, facetas, fragmentos cerâmicos, inlays/onlays/overlays, coroas, bem como grandes tratamentos, que envolvem a reabilitação oclusal e a confecção de placas de bruxismo. O curso contemplará ainda fotografia, planejamento digital, escaneamento digital, toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico e procedimentos periodontais relacionados.

Prótese Dentária

Coordenação: Dra. Juliana Saab Rahal, Mestre e Doutora em Clínica Odontológica – área de Prótese Dentária
Duração: Março de 2020 a Dezembro de 2021
Carga Horária: 960 horas
Periodicidade: Mensal

O curso capacita o aluno para a realização de diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos laboratoriais e clínicos necessários para a confecção de Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Totais Convencionais e Próteses sobre Implante, desde sua apresentação básica até casos mais extensos e complexos. As aulas iniciais são laboratoriais, para reforçar toda a base dos procedimentos a serem realizados clinicamente e aprender novas técnicas geralmente não ministradas nos cursos de graduação. Na sequência inicia-se o atendimento clínico a pacientes.

Endodontia

Coordenação: Alexandre Roberto Heck
Duração: Abril de 2020 a Fevereiro de 2022
Carga Horária: 756 horas
Periodicidade: Quinzenal

A proposta é formar e habilitar profissionais para o uso das novas tecnologias e resolução de problemas endodônticos complexos, via canal ou por meio da cirurgia parendodôntica. Curso com grande enfoque no treinamento clínico e acompanhamento de professores com vasta experiência na área de Endodontia.

Ortodontia Integral

Coordenação: Dra. Sabine Westphal Vieira, Mestre em Ortodontia
Duração: Agosto de 2020 a Julho de 2023
Carga Horária: 1.500 horas
Periodicidade: Mensal

A proposta é desenvolver a prática clínica ortodôntica baseada em evidência científica, acompanhando as evoluções apresentadas em grandes congressos e periódicos de maior impacto. O objetivo é formar especialistas capazes de realizar diagnósticos ortodônticos diferenciais, planejar casos complexos e realizar tratamentos individualizados, incluindo a utilização de ancoragem esquelética, diferentes tipos de dispositivos/arcos/brackets e alinhadores.

APERFEIÇOAMENTO

Endodontia

Coordenação: Dr. Alexandre Roberto Heck, Mestre e Doutor em Endodontia
Duração: Março de 2020 a Dezembro de 2020
Carga Horária: 180 horas
Periodicidade: Mensal

O objetivo é formar e habilitar profissionais para o uso das novas tecnologias e resolução de problemas endodônticos complexos, via canal ou por meio da cirurgia parendodôntica. Têm um forte apelo no treinamento clínico e acompanhamento de professores com vasta experiência na área de Endodontia. Novas tecnologias como odontometria eletrônica, diferentes protocolos de instrumentação automatizada e a hibridização destes; sistemas de limpeza dos canais radiculares, obturação termoplastificada, uso de microscopia operatória e recentes avanços dos materiais endodônticos (biomaterias), suas indicações e técnicas de aplicação também são abordados no programa.

Implantodontia ao Alcance Clínico

Coordenação: Dra. Renata Ribas, Especialista em Implantodontia, e Wilson Batista, Especialista em Implantodontia
DURAÇÃO: MARÇO 2020 A DEZEMBRO DE 2020
Carga Horária: 180 horas
Periodicidade: Mensal

O curso capacita e treina os profissionais a planejarem e executarem cirurgias de pequena e média complexidade, bem como suas resoluções protéticas. O objetivo é oferecer todo o conteúdo teórico e prático na realização de um protocolo de planejamento para que o caso possa ser reabilitado com características de estética e função adequadas.

Prótese Dentária

Coordenação: Dr. Ederson Áureo Gonçalves Betiol, Mestre e Doutor em Prótese Dentária
Duração: Março a Dezembro de 2020
Carga Horária: 240 horas
Periodicidade: Quinzenal

A proposta é abordar o tratamento protético, abrangendo diagnóstico, plano de tratamento, sequência de terapias, técnicas protéticas, além de discutir seus objetivos e limitações. Desta forma o clínico geral estará apto a oferecer tratamento de qualidade aos pacientes que demandam uma terapia protética. O curso conta com muita prática clínica, abordando todas as áreas da Prótese: fixas, removíveis, totais, Prótese Sobre Implante, facetas, lentes de contato e oclusão voltada para a prótese.

Implante e Prótese Sobre Implante – Fases Protética e Cirúrgica

Coordenação: Dr. Luiz Renato Castellano, Mestre e Especialista em Periodontia e Especialista em Prótese Dentária
Duração: Abril de 2020 a maio de 2021
Carga Horária: 192 horas
Periodicidade: Quinzenal

O curso destaca a importância do planejamento integrando prótese e implante, e mesmo outras especialidades como Periodontia e Oclusão, necessário para que o paciente e os profissionais saibam – desde antes do tratamento – quais são as possíveis limitações e o prognóstico do caso a ser alcançado.

Cirurgia Oral Menor

Coordenação: Dr. Italo Nogiri Filho, Especialista e Mestre em Periodontia
Duração: Março a Dezembro de 2020
Carga horária: 180 horas
Periodicidade: Quinzenal

O curso capacita Cirurgiões-Dentistas a diagnosticar, planejar, executar e tratar complicações de cirurgia oral menor como extração de siso, patologia e casos com menor complexidade em Implantodontia.

Ortodontia Avançada, Ancoragem Esquelética e Alinhadores

Coordenação: Daniel Gheur Tocolini
Carga Horária: 308 horas
Duração: Março de 2020 a Agosto de 2021
Periodicidade: Mensal nos três primeiros meses e, posteriormente, a cada 45 dias.

A proposta é atualizar o Cirurgião-Dentista para o uso de Sistemas Autoligados, Alinhadores, Ancoragem intra e extra alveolar, além de enfatizar a importância do diagnóstico e análise facial. Inclui a discussão de planejamento ortodôntico com equipe experiente e uso da biomecânica direcionada. Público-alvo: Especialista em Ortodontia / Ortopedia Funcional.

ATUALIZAÇÃO

DTM e Dor Orofacial
Coordenação: Daniel Bonotto
Carga Horária: 48 horas
Duração: Março a Agosto de 2020
Periodicidade: Mensal

O objetivo é capacitar o Cirurgião-Dentista para o diagnóstico e tratamento das dores orofaciais e DTM, por meio de aulas teóricas e práticas clínicas com pacientes.

Reconstrução Óssea Vertical e Horizontal Simultâneas à Implantação
Coordenação: Anderson Kovaleski
Carga Horária: 100 horas
Duração: De Março a Julho de 2020
Periodicidade: Mensal

O curso foca na restauração de áreas de rebordo alveolar reabsorvido em altura e/ou espessura, com a aplicação de técnicas de implantação e enxertia simultâneas. Visa facilitar a tomada de decisão de qual caminho terapêutico tomar, aumentando o conhecimento teórico e prático de resoluções cirúrgicas de reabsorções ósseas e defeitos gengivais complexos. A atualização é voltada para Cirurgiões-Dentistas que atuam nas áreas de periodontia, implantodontia e cirurgia buco-maxilo-facial.

CAPACITAÇÃO

Harmonização Orofacial com foco em Toxina Botulínica e Preenchimento Facial

Coordenação: Sidmarcio Ziroldo
Carga Horária: 20 horas
Data: 25 e 26 de Junho de 2020

O objetivo do curso é informar técnicas estéticas-funcionais para a harmonização facial de acordo com a resolução 198/2.019do CFO. O programa habilita o profissional a ter um diferencial no mercado de trabalho, associado às outras especialidades que integram a estética e função da Odontologia.

CURSOS RÁPIDOS

Fotografia Odontológica Digital

Coordenação: Oscar Fernando Machuca
Carga Horária: 16 horas
Data: 05 e 06 de Março de 2020

A proposta é capacitar e treinar o Cirurgião-Dentista para a Fotografia Odontológica Digital e edição fotográfica, ensiná-lo a realizar protocolos fotográficos, Comunicação com laboratório para trabalhos protéticos, e Fotografia artística e aplicar funções e técnicas fotográficas em Odontologia e prótese laboratorial.

Imersão em Laminados Cerâmicos (Facetas, Lentes de Contato e Fragmentos)

Coordenação: Sergio Vieira
Carga Horária: 12 horas
Data: 31 de Maio e 1º de Junho de 2020

O objetivo é preparar e habilitar o profissional para aplicação das atuais e diferentes técnicas com laminados cerâmicos.

Resina Composta em Dentes Anteriores: Uma opção super viável em um Mundo Cerâmico

Coordenação: Sergio Vieira
Carga Horária: 14 horas
Data: 29 e 30 de Maio de 2020

A proposta é preparar e habilitar o profissional para aplicação das atuais e diferentes técnicas com resina composta em anteriores.

Placas Oclusais: da Indicação ao Ajuste

Coordenação: Daniel Bonotto
Carga Horária: 08 horas
Data: 15 de Maio de 2020

O objetivo do curso é capacitar o Cirurgião-Dentista para indicar, confeccionar e ajustar placas oclusais para o manejo do bruxismo do sono e das disfunções temporomandibulares.

Alinhadores feitos no consultório: Uma alternativa atual e viável para Tratamentos Ortodônticos

Coordenação: Armando Saga
Carga Horária: 12 horas
Data: 27 e 28 de Março de 2020

A proposta é possibilitar ao ortodontista a seleção de casos clínicos iniciais para tratamento com alinhadores plásticos, conhecimento de todas as fases de trabalho, da obtenção do modelo virtual à instalação de botões e alinhadores, utilização das ferramentas dos softwares específicos para virtualização do tratamento ortodôntico e familiarização com os processos de impressão 3D, tipos de materiais e plastificação dos alinhadores.

Avanços tecnológicos da Endodontia: Instrumentação Rotatória e Reciprocante, Biocerâmicos e Sistemas de Irrigação

Coordenação: Alexandre Roberto Heck
Carga Horária: 16 horas
Data: 19, 20 e 21 de Março de 2020

O objetivo do curso é apresentar novas tecnologias utilizadas na Endodontia.

 

 

 

 

 

 

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »