UNIABO-PR divulga calendário de cursos para 2018

Os Cirurgiões Dentistas terão várias modalidades de Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização, Capacitação e Cursos Rápidos. Confira a programação completa e inscreva-se.

A ABO-PR está trabalhando no calendário de cursos da UNIABO-PR para o próximo ano. São cursos em diversas áreas, que terão início no primeiro semestre de 2018. Com corpo docente altamente qualificado e com larga experiência prática, os cursos contribuem com a formação dos Cirurgiões Dentistas paranaenses interessados em investir em conhecimento técnico-científico de excelência.

Conheça a grade de cursos e aproveite para se inscrever e garantir a sua vaga:

ESPECIALIZAÇÃO

DTM e Dor Orofacial
O curso terá 940 horas/aula, em que o profissional terá acesso a ferramentas de diagnóstico e de tratamento. A coordenação está sob a responsabilidade do Dr. Daniel Bonotto. “A quantidade de profissionais que atua com DTM e Dor Orofacial ainda é pequena. Por outro lado, boa parte da população sofre com este mal”, afirma. O curso, com aulas mensais, terá início em março de 2018, seguindo até fevereiro de 2020, e dispõe de apenas 12 vagas.

CTBMF (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial)
Coordenado pelo Dr. Marco Antonio de Oliveira Filho, o curso tem como diferencial a vivência do profissional no hospital, o atendimento no ambulatório, Pronto-Socorro e em cirurgias de vários portes. Na grade curricular estão previstos vários assuntos, sendo os principais: Trauma, Cirurgia Ortognática, Cirurgia de ATM, Implantodontia, Cirurgia Oral Menor, e Patologia. O curso, com duração de 3.105 horas, terá início em março de 2018 e término em fevereiro de 2020, e conta com apenas 4 vagas.

Dentística
Com início previsto para março de 2018, a Especialização em Dentística será ministrada pelo Cirurgião Dentista, Dr. Sérgio Vieira. Entre as matérias previstas no currículo do curso estão: proteção do complexo dentinopulpar, princípios de estética, toxina botulínica, entre outras. O curso terá duração de 22 meses, somando 855 horas/aula, com encerramento previsto para dezembro de 2019. Inscreva-se o quanto antes pois as vagas são limitadas.
Ortodontia Straight Wire MBT com ênfase em Aparelhos Ortodônticos Autoligados
O objetivo do curso é enfatizar a importância do diagnóstico e análise facial. O coordenador, Dr. Daniel Gheur Tocolini, Mestre em Ortodontia, explica que o curso proporciona ao profissional um melhor gerenciamento do consultório, o que acarreta em melhores ganhos. “O profissional vai fazer uma Ortodontia de última geração, o que irá aumentar o número de pacientes atendidos e o lucro, devido ao gerenciamento diferenciado do sistema”, reforça. O curso, que conta com apenas 12 vagas, é mensal e tem carga horária de 1.500 horas, iniciando em março de 2018 e se estendendo até fevereiro de 2021.

Prótese Dentária
Coordenador pelo Dr. Marcelo de Freitas Hayashida, o curso está previsto para iniciar em março de 2018, com carga horária de 960 horas. O ingressante irá garantir a oportunidade de aprofundar os conhecimentos técnico-científicos nesta área promissora da Odontologia. O objetivo é capacitar o aluno para a realização de diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos laboratoriais e clínicos necessários para a confecção de Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Totais Convencionais e Próteses sobre Implante, desde sua apresentação básica até casos mais extensos e complexos. Com encontros mensais, a modalidade se encerra em fevereiro de 2020. Fique atento às inscrições pois são apenas 12 vagas.

Ortodontia
Com carga horária de 1.500 horas e duração total de 36 meses, o curso irá formar profissionais capazes de realizar diagnósticos precisos e planejar casos complexos. Como a Ortodontia evoluiu muito nos últimos anos, o objetivo é aliar uma formação clássica ao que existe de mais atual nesta especialidade. Um dos coordenadores do curso é o Dr. Edmilsson Pedro Jorge. “Ao participar deste curso, o Cirurgião Dentista estará adquirindo conhecimento técnico baseado em evidência científica e habilidade manual inerente da especialidade, estando apto a realizar qualquer tipo de tratamento ou técnica Ortodôntica, independente do tipo de aparelho que será utilizado”, destaca. O curso, com periodicidade mensal, irá iniciar em março de 2018 e segue até fevereiro de 2021, também com apenas 12 vagas.

 

APERFEIÇOAMENTO
Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
O aperfeiçoamento em Auxiliar de Saúde Bucal, coordenado pelo Dr. Helington Castro Kruger, é uma grande oportunidade na área Odontológica. “Tem sido cada vez mais cobrado o auxiliar com certificação. O curso da UNIABO-PR é bem completo e buscamos uma abordagem mais humanista, o que tem feito toda a diferença aos pacientes”, ressalta Kruger. O curso aborda desde anatomia, primeiros socorros, bioética, humanização (como abordagem do paciente no consultório), materiais odontológicos, entre outros temas. O início das aulas será em fevereiro de 2018, prosseguindo até julho de 2018, com duração total de 320 horas e apenas 35 vagas.

 

Excelência em Ortodontia com Aparelhos Autoligados
Coordenado pelo Dr. Daniel Gheur Tocolini, o curso terá duração de 18 meses e visa formar especialistas com conhecimento para tratar pacientes em todas as idades e níveis de dificuldade. “O Cirurgião Dentista irá transformar seu consultório com uma ortodontia mais atual, o que certamente irá influenciar no retorno de pacientes”, reforça. O curso, que dispõe de 12 vagas, tem carga horária total de 240 horas, começa em março de 2018, devendo encerrar em agosto de 2019.

Implante e Prótese sobre Implante fases Cirúrgica e Protética
Em maio de 2018, terá início na UNIABO-PR o curso de Aperfeiçoamento em Implante e Prótese sobre Implante, fases Cirúrgica e Protética, com duração de 192 horas. De acordo com o coordenador, o Dr. Luiz Renato Castellano, o objetivo é demonstrar a importância do planejamento integrado entre Cirurgiões Dentistas e Protesistas para que o paciente e os profissionais saibam desde antes do tratamento quais são as limitações e o prognóstico do caso a ser alcançado. Desta maneira, com um curso de caráter multidisciplinar, os alunos serão orientados a planejar os casos de acordo com as limitações da técnica e expectativa do paciente. As aulas serão ministradas quinzenalmente, de maio de 2018 a maio de 2019. Há apenas 10 vagas.

Prótese dentária – Fixa, Removível e Total
Com início previsto para março e encerramento em dezembro de 2018, o curso terá aulas teóricas, laboratoriais e práticas com pacientes. “O sucesso do tratamento protético está diretamente ligado a um diagnóstico bem realizado e ao planejamento correto de cada caso clínico”, destaca o coordenador do curso, Dr. Ederson Betiol. Ele frisa que serão abordados assuntos como diagnóstico, plano de tratamento, sequência de terapias, técnicas protéticas, além de discutir seus objetivos e limitações. Serão 240 horas de curso com aulas quinzenais. As vagas são limitadas a 12 alunos.


ATUALIZAÇÃO

 

Cirurgia Ambulatorial 

Com início em março de 2018, o curso de Atualização em Cirurgia Ambulatorial é voltado principalmente para cirurgia de remoção de dentes inclusos. Um dos diferenciais é o foco na área de Biossegurança e também um módulo direcionado às emergências médicas, o que qualifica ainda mais o Cirurgião Dentista. “O curso é fundamental para o profissional realizar o procedimento com segurança”, ressalta o coordenador, Dr. Marco Antônio de Oliveira Filho, especialista em CTBMF. Com 80 horas/aula, o curso começa em março e termina em julho de 2018, com apenas 12 vagas.

 

DTM e Dor Orofacial
Dr. Daniel Bonotto, coordenador do curso de DTM e Dor Orofacial na UNIABO-PR, destaca o curso de Atualização que será ofertado no próximo ano. Ao todo, serão 48 horas/aula, com início em abril de 2018 e término em setembro do mesmo ano, com apenas 20 vagas. O coordenador informa que os Cirurgiões Dentistas irão receber um conteúdo atualizado sobre a relação das DTM com as especialidades que certamente atribuirão maior segurança no atendimento clínico de seus pacientes.
Odontologia do Sono: Tratamento do Ronco, Apneia do sono e Bruxismo
Com início em março de 2018, o curso irá capacitar o Cirurgião Dentista com conhecimentos básicos sobre o sono e seus distúrbios possibilitando sua inclusão na equipe Multidisciplinar. “Vamos abordar os aparelhos intra-orais no tratamento, controle do ronco e apneia obstrutiva do sono, bem como seu controle a longo prazo”, destaca o coordenador, Dr. Rosalvo Amaral Junior. O curso, com apenas 12 vagas, terá duração de 64 horas, com término previsto para junho de 2018.

Cirurgia em Periodontia
Em março de 2018 será realizado o Curso de Atualização Cirúrgica em Periodontia, ministrado pelo especialista Dr. Sung Hyun Kim. Com 48 horas de duração, o objetivo é atualizar os profissionais nas cirurgias periodontais relacionadas com a Odontologia Restauradora. O Dr. explica que serão trabalhadas noções básicas de tratamento tanto da doença periodontal como de procedimentos inter-relacionados. O curso é teórico/prático e envolve basicamente procedimentos cirúrgicos. “A prática da Periodontia tem uma demanda muito grande porque mesmo nos dias atuais em que a área cosmética está em voga, a doença periodontal e os procedimentos de inter-relação acabam sendo tratamento principal do cirurgião dentista”, afirma Dr. Sung. O curso segue até o mês de maio de 2018, com apenas 12 vagas.

 

Acupuntura
O curso de Acupuntura será coordenado pela Especialista Dra. Lirane Carneiro Suliano e terá duração de 64 horas/aula e conta com apenas 35 vagas. “A acupuntura baseia-se na busca da harmonia entre o corpo e a mente através da inserção de finíssimas agulhas em pontos específicos dos “meridianos energéticos”, por onde trafega a energia vital”, explica. São inúmeras as indicações odontológicas: pré-atendimento, para pacientes odontofóbicos, ansiosos, estressados ou portadores de doenças sistêmicas, o que permite um equilíbrio orgânico e gera um melhor resultado no tratamento odontológico. O curso terá aulas práticas na clínica Odontológica da ABO-PR. O curso ocorrerá de março até outubro de 2018.

 

CAPACITAÇÃO

 

Toxina Botulínica e Preenchimento Facial para Cirurgião Dentista
O especialista e também coordenador do curso, Dr. Sidmarcio Ziroldo, explica que a Toxina Botulínica é utilizada para qualquer atividade da face, cabeça e pescoço. O Preenchimento Facial vem a complementar o tratamento, atuando no tecido, a fim de melhorar a simetria do rosto. O curso ofertado pela UNIABO-PR terá carga horária de 22 horas, e será realizado nos dias 02 e 03 de abril de 2018.


HABILITAÇÃO

Odontologia Hospitalar
Coordenado pela Dra. Fernanda Pavan Correa e pela Dra. Lilian Pasetti, este curso de 360 horas/aula conta com 18 vagas e irá abordar assuntos como bioética, biossegurança, prática clínica, urgência e emergência, primeiros socorros, rotina hospitalar, exames clínicos, laboratoriais e de imagem; principais agravos, pacientes sistemicamente comprometidos (cardíacos, oncológicos, diabéticos, gestantes, neurológicos), UTI, cuidados paliativos, protocolos e rotinas odontológicas em hospital, controle de infecção hospitalar, equipes multidisciplinares e processos administrativos hospitalares. O curso inicia em março de 2018 e segue até abril de 2019.


CURSOS RÁPIDOS

 

DTM para Odontopediatras
Em abril de 2018, a UNIABO-PR realiza um Curso Rápido de DTM para Odontopediatras, com oito horas de duração. Coordenado pelo Dr. Daniel Bonotto, especialista em DTM e Dor Orofacial e Doutor em Odontologia, o curso irá abordar

DTM na infância: etiologia e epidemiologia, como diagnosticar DTM em crianças,

condutas de manejo de DTM na infância, evidências atuais sobre as más-oclusões na infância e DTM, além de bruxismo em crianças e sua relação com a DTM. Fique atento pois serão apenas 20 vagas.

 

DTM para Ortodontistas
Em maio de 2018 haverá um curso de DTM voltado especialmente aos Ortodontistas, também coordenado pelo Dr. Daniel Bonotto. Com oito horas de duração, a programação irá abordar os conceitos atuais da relação da oclusão dentária com a DTM,

diagnosticar o problema no paciente ortodôntico, condutas de manejo da DTM antes, durante e depois do tratamento ortodôntico, aspectos jurídicos da DTM e Ortodontia, bem como o bruxismo e a ortodontia. Serão apenas 20 vagas.

 

Sedação Medicamentosa
A UNIABO-PR está preparando o Curso Rápido de Sedação Medicamentosa para 2018. Serão dois dias de aulas teóricas e demonstrativas que irão abordar a influência da dor, medo e ansiedade no comportamento do paciente frente ao atendimento odontológico. Além disso, também serão abordadas as técnicas de sedação medicamentosa, oferecendo estratégias para os profissionais que desejam proporcionar tranquilidade e redução de estresse ao seu paciente odontofóbico, adulto ou criança. O curso ocorrerá sob a Coordenação da Dra. Adriana de Sales Cunha Correia, Mestre em Odontopediatria, Doutora em Ciências Odontológicas e Pós-doutora em Microbiologia. O curso está previsto para março do próximo ano, com 16 horas/aula e apenas 20 vagas.

 

Emergências Médicas
Em 2018, a UNIABO-PR lança o curso de Emergências Médicas, coordenado pelo Cirurgião Dentista Dr. Ivan Haidamus. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso tem o objetivo de promover o aprimoramento dos Cirurgiões Dentistas para enfrentar situações de imprevistos nos consultórios.  “Hoje a Odontologia está mais invasiva do que nunca, e quanto mais invasiva, mais risco se corre. Por isso, o curso pretende deixar os profissionais melhores preparados para enfrentar esses desafios”, afirma. Além do embasamento teórico, serão feitas simulações em cadeira odontológica: desmaio, aumento de pressão, queda de pressão, reação anafilática, dentre outras. Os alunos serão capacitados para atender pacientes com doenças e especificidades como diabetes, hipertensos e gestantes. O curso é indicado para todos os profissionais de clínica ou cirurgia e será em março de 2018, em dois dias.

 

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »