Semana da Saúde Bucal

Campanha sobre prevenção ao câncer
bucal identifica 4 casos da doença

Em um dia de exames realizados na Praça Osório, Cirurgiões Dentistas atenderam 215 pessoas e orientaram sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal

Entre os dias 23 e 27 de outubro aconteceu a 1ª Semana de Prevenção de Saúde Bucal do Estado do Paraná, promovida pelo governo do Paraná, com apoio da ABO-PR, CRO-PR, SOEPAR e o CFO. Este ano, o tema foi Prevenção ao Câncer Bucal. Para orientar e sensibilizar a população sobre este assunto, foi realizada uma campanha de mobilização no dia 26 de outubro, na Praça Osório de Curitiba.

Na programação, foram desenvolvidas atividades como exames clínicos da cavidade bucal, com coleta de dados dos participantes a fim de traçar o perfil das pessoas neste tipo de trabalho, além de distribuição de folders com auto exame e repasse de informações e esclarecimentos acerca de lesões cancerizáveis da boca.

Ao todo, foram realizados 215 exames clínicos, sendo que 35 pessoas contavam com algum tipo de lesão  (13 traumáticas, 8 inflamatórias, 4 com características malignas, além de 6 Papiloma e 5 Leucoplasia). 18 pacientes com lesão foram encaminhados para a unidade básica de saúde e 14 para o Centro de Especialidade Odontológica para tratamento (Hospital Erasto Gaertner).

“O número de quatro lesões com característica para malignidade foi maior do que o habitual de nossas ações de Saúde. Há necessidade de um monitoramento maior nos casos e de intensificar as orientações para a população”, destaca Laurindo Moacir Sassi, Coordenador do Projeto de Prevenção de Câncer Bucal do Hospital Erasto Gaertner.

“Campanhas como esta de prevenção e diagnóstico  de câncer bucal promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com as entidades que representam a área Odontológica são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários com a higiene bucal, a importância de ir ao Cirurgião Dentista pelo menos uma vez ao ano para fazer um check up e evitar surpresas negativas”, frisa o presidente da ABO-PR, Dr. Celso Russo.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »