Projeto Educárie finaliza atendimento a crianças carentes

A equipe trabalhou atendendo em várias especialidades: odontologia preventiva, cirurgia, restauração, estética, endodontia e ortodontia.

 

O Projeto Educárie vem espalhando sorrisos entre as crianças e adolescentes carentes de Curitiba e Região Metropolitana. No dia 24 de junho, o Projeto encerrou o atendimento de mais 30 crianças, entre 4 e 12 anos, do Centro Sócio Educacional Esperança, do bairro Pinheirinho. Foi um ano inteiro de trabalho voluntário.

 

Coordenador da ação há um ano, o Dr. Fernando Machuca, Diretor Acadêmico da ABO-PR, conta que a maioria das crianças nunca tinha ido ao dentista. A equipe trabalhou atendendo em várias especialidades: odontologia preventiva, cirurgia, restauração, estética, endodontia e ortodontia.

 

“Eu faço parte do programa desde que estudava no 5º período de faculdade. Hoje é uma honra continuar no projeto e coordenar os novos profissionais. A responsabilidade cresce, mas é um trabalho muito gratificante”, comenta Dr. Machuca.

 

“Dentre os principais problemas estão, a falta de informação e a ausência dos pais no processo de saúde bucal dos filhos. É importante começar a cuidar da higiene bucal do bebê logo após o seu nascimento, e a criança precisa iniciar a escovação desde que começam a nascer os primeiros dentes, para criar o hábito desde cedo, sempre com a supervisão e auxilio de um adulto. Além disso, o uso do fio dental, que é fundamental para a higiene, deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia”, ensina.

 

Neste grupo, uma criança de 3 anos de idade recebeu alta do tratamento com um sorriso estampado no rosto. Dr. Machuca contou que ela tinha cavidades e sequelas da doença cárie nos dois dentes da frente e que era uma criança de aparência séria e triste. Foram feitas restaurações estéticas com resina composta. “Os dentes mexem muito com a autoestima das pessoas. Eles ficam gratos por receberem essa atenção e isso é algo que não tem preço”, comenta o coordenador.

 

A Dra. Fernanda Delevatti, que auxilia na coordenação do projeto, comenta “é estimulante ver o sorriso de uma criança, faz tudo valer a pena”.

O Dr. Luiz Antonio de Almeida, Diretor de Patrimônio e Compras da ABO-PR, também integra a equipe do Dr. Machuca para atuar na área de Endodontia, que é sua especialidade. “Este é o nosso papel social. A gente ganha abraços, beijos e isso é muito gratificante”, destaca.

 

A próxima instituição que será atendida a partir de agosto é a ABAI, Associação Brasileira de Amparo à Infância, de Mandirituba-PR.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »