Pós evento na Boca Maldita

Ação contra o câncer de boca identifica 54 casos de lesão

Em um dia atendimento da equipe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner foram realizados 420 exames clínicos

No dia 24 de novembro a equipe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner esteve na praça Osório (Boca Maldita), em Curitiba, realizando a ação comunitária anual contra o câncer bucal. Além de promover atendimento à população com a finalidade de diagnóstico, foram distribuídos folders com orientações sobre a prevenção da doença.

De acordo com Laurindo Moacir Sassi, chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner e coordenador da Campanha, 20% da população do Paraná não tem conhecimento sobre a existência do câncer de boca. “Esse índice de desinformação é muito alto”, diz. O especialista explica que a doença afeta tanto os lábios como o interior da cavidade oral.

Para identificar lesões, devem ser observadas alterações em gengivas, bochechas, céu da boca, língua e amígdalas, sendo o autoexame uma importante ferramenta para essa identificação. “Qualquer machucado na boca que dure mais de 15 dias merece avaliação de um profissional”, ressalta Sassi. Todos os casos suspeitos serão encaminhados para unidades especializadas para um atendimento mais detalhado.

Ao todo, foram realizados 420 exames clínicos, sendo que foram encontrados 54 casos de lesão. 31 pacientes  com lesões foram encaminhados por meio da Secretaria Municipal de Curitiba para o Serviço no Hospital Erasto Gaertner de Curitiba (18 pacientes) e os outros 13 foram para Unidades Básicas de Saúde.

“Campanhas como esta de prevenção e diagnóstico  de câncer bucal são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários com a higiene bucal, a importância de ir ao Cirurgião Dentista pelo menos uma vez ao ano para fazer um check up e evitar surpresas negativas”, frisa o presidente da ABO-PR, Dr. Celso Russo.

 

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »