Não perca a palestra sobre Odontologia Hospitalar dia 28 de março

Legislação obriga hospitais a terem um Cirurgião Dentista para acompanhar os pacientes e coordenar os procedimentos de higienização bucal.

No próximo dia 28 de março, às 19h30, a ABO-PR realizará a palestra sobre Odontologia Hospitalar, que será ministrada pela coordenadora do curso, Dra. Lilian Pasetti.

A especialista irá abordar assuntos como bioética, biossegurança, prática clínica, urgência e emergência, primeiros socorros, cuidados paliativos, protocolos e rotinas odontológicas em hospital, controle de infecção hospitalar, dentre outros.

A legislação – a RDC 07 da ANVISA, de 2010 – obriga os hospitais a ter de plantão, nas Unidades de Tratamento Intensivo, um Cirurgião Dentista para acompanhar os pacientes e coordenar os procedimentos de higienização bucal. Porém, aqui no Paraná, a legislação é mais abrangente: a Lei 18120/2014 obriga hospitais públicos e privados com mais de 50 leitos a contar com a presença de profissionais da área Odontológica, não apenas nas UTIs, mas também nas de emergências e ambulatórios.

“Esta medida é importante, pois a boca é a porta de entrada de inúmeras doenças que, mais tarde, podem se transformar em infecções hospitalares. O paciente internado, normalmente, está com a sua imunidade afetada por causa dos medicamentos administrados, e a higienização bucal pode prevenir que esta condição acabe se tornando uma causa de morte”, diz.

Cirurgiões Dentistas sócios da ABO-PR interessados em assistir à palestra devem se inscrever pelos telefones (41) 3028-5805 ou (41) 3028-5807, ou pelos e-mails uniabo@abopr.org.br ou uniabo@abopr.com.br.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »