Março Lilás

Como entidade da área da saúde, a ABO-PR adere e divulga as campanhas relacionadas à saúde pública. O mês de março marca um de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

A doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Na grande maioria das vezes ele pode ser evitado, por isso a importância da conscientização. A vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, previne 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de prevenção é o uso de preservativos durante a relação sexual.

O exame preventivo (conhecido como Papanicolau) deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos.

Informações: Sociedade Brasileira de Radiologia

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »