Lentes de contato dentais compradas pela internet oferecem riscos

Lentes de contato dentais são lâminas de cerâmica muito finas e altamente resistentes utilizadas para corrigir a forma e o tamanho dos dentes. São indicadas para dentes quebrados ou que receberam muitas restaurações, e devem ser confeccionadas em laboratório e especificamente para cada paciente. O processo de cimentação é complexo, requer o uso de materiais específicos da Odontologia e exige a atuação de um Cirurgião-Dentista.

Por isso mesmo, vem chamando a atenção uma prática que oferece riscos à saúde, que é a venda de lentes e lâminas pela internet, com a promessa de deixar os dentes brancos e uniformes. “Minha recomendação é que ninguém se deixe levar por propagandas enganosas. As lentes precisam ser aplicadas por um profissional que tem conhecimento e treinamento para executar esse tipo de procedimento que, se não for executado adequadamente, pode oferecer prejuízos como descolamento, infiltrações, desconforto e provocar até o desenvolvimento de infecções gengivais”, alerta o Cirurgião-Dentista Sérgio Vieira, coordenador da UNIABO-PR.

Cirurgião-Dentista ainda pontua que as lentes e lâminas adquiridas na internet não têm durabilidade e mancham facilmente por serem porosas. “As lentes de contato compradas pela internet são de resina, diferentes das realizadas nos consultórios, que são de cerâmicas. Na verdade, não existem lentes de resina. Quando indicado o uso de resina composta, o trabalho é realizado pela incrementação de material restaurador”, esclarece.

Com informações do Jornal da USP

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »