Janeiro Branco no consultório

O primeiro mês do ano inspira a reflexão e é por isso que foi escolhido para chamar a atenção da população acerca da saúde mental e emocional das pessoas. É a campanha Janeiro Branco, que tem o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Afinal, o bem-estar mental é importante para a saúde global do corpo.

A ansiedade, o estresse, a depressão e os transtornos alimentares podem trazer problemas bucais como cárie, aftas, bruxismo e até perda dos dentes. Algumas doenças psicológicas contribuem para hábitos alimentares inadequados, como a compulsão alimentar, que pode levar o paciente a consumir alto teor de açúcar. Além disso, um dos maiores impactos dessas doenças se concentra no descuido com os cuidados pessoais. Para quem sofre algum transtorno mental, o ato de escovar os dentes, por exemplo, apesar de rápido e simples, pode se tornar algo pesado e difícil. Medicamentos receitados para o tratamento destes pacientes também podem causar sintomas como diminuição da saliva e aumento de células na gengiva, ocasionando hiperplasia.

O Cirurgião-Dentista deve estar bem informado para poder repassar conhecimento e contribuir no acompanhamento psiquiátrico e psicológico dos pacientes para auxiliá-los numa vida mais saudável e estável.

Com informações do site do CFO

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »