Hipertensão e Hipotensão

post1-inner

HIPERTENSÃO E HIPOTENSÃO: Você sabe quais são as diferenças entre elas? A hipertensão arterial já é uma velha conhecida de muitos brasileiros. De acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 25% da população adulta convive com esse mal – chegando a mais de 50% só entre a faixa etária acima dos 60 anos. Responsável pela elevação da pressão sanguínea nas artérias, a hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada. Geralmente assintomática, nos estágios iniciais demanda atenção constante, como monitorização regular dos níveis de pressão arterial, principalmente para quem tem histórico na família. Os sintomas só aparecem quando a pressão alcança níveis extremamente altos, como dor de cabeça, vômitos e sangramentos pelo nariz.

Já a hipotensão ocorre quando pressão arterial está abaixo de 90×60 mmHg – uma pessoa saudável apresenta pressão normal inferior ou igual a 140×90 mmHg. Em alguns casos, a pressão baixa pode ser considerada até normal, como nas pessoas que se exercitam regularmente. Os sintomas da hipotensão são fraqueza, tontura, suor frio e taquicardia e, quando o aporte de sangue está muito diminuído, podem ocorrer até desmaios.

Como profissional da saúde, você entende a importância da prevenção. E pode ajudar a repassar alguns conceitos importantes para os seus pacientes.

(Fonte: Hospital Cardiológico Constantini)

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »