Higiene oral impacta na saúde do corpo

post-inner-3

A importância da higiene oral está diretamente relacionada à manutenção do equilíbrio e saúde de todo o corpo. A boca é a “porta de entrada” para milhares de bactérias e micro-organismos que podem acessar a corrente sanguínea e provocar infecções e doenças graves em diferentes órgãos, como o coração. Hoje, estima-se que a vinculação entre alteração bucal e doença cardíaca é de cerca de 45%. A boca integra o sistema digestivo e atua em funções essenciais, como comer, falar e respirar.

Sabe-se também que a boca também está relacionada à pandemia, pois é a partir da saliva que se contrai e transmite o vírus. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que pessoas com periodontite têm 8,8 mais risco de morrer de Covid-19; 3,5; vezes mais risco de necessitar de hospitalização; e 4,5 mais risco de precisar de ventilação mecânica.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, 32% dos brasileiros com 60 anos ou mais perderam todos os dentes. No mundo, 3,5 bilhões de pessoas – equivale a quase metade da população do planeta – apresentam algum tipo de doença bucal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O caderno VivaBem, do portal UOL, publicou uma série de matérias sobre a Campanha Tenha Uma Boca Saudável, que mostra os impactos dos cuidados com a boca para a saúde do corpo todo, e também alerta sobre os sintomas que indicam que algo não vai bem.

Leia a série completa: https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/boca-precisa-de-atencao-e-cuidados/

Com informações do Portal UOL

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »