Notícias

Guia de atendimento pós-pandemia

post-inner8
Documento está sendo redigido com contribuições do Conselho Federal de Odontologia

Saúde bucal é responsabilidade de todos. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi convidado pelo Ministério da Saúde para a elaboração do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19 para nortear a readequação do atendimento da rede pública de saúde.

O documento considera os protocolos de atendimento – pré-atendimento clínico remoto, acolhimento presencial e tratamento do usuário na unidade de saúde. E classifica o atendimento essencial (pré-natal odontológico e atendimento a usuários com doenças crônicas), bem como o atendimento ampliado, que abrange a assistência eletiva das pessoas sob responsabilidade das equipes e ações de promoção e prevenção.

O Guia foi inspirado em iniciativas de outros países com sistema de saúde universais diante do cenário pós-pandemia. A contribuição do CFO contempla desde o caráter técnico do documento até a divulgação das informações em âmbito nacional com acesso aos profissionais de Odontologia, à população e aos gestores públicos.

O documento segue no Ministério da Saúde para diagramação e ajustes finais para publicação em formato online e com acesso público.

Fonte: site CFO




Mais notícias