Formação continuada será cada vez mais exigida

Foto: Priscilla Fiedler

Com o mundo em profunda transformação, conhecimento estratégico será fundamental para sobreviver no mercado. Conheça os cursos da UNIABO-PR que estão com inscrições abertas. A escola de pós-graduação mantém um período Formação diário de atendimento presencial das 9h às 13h25, de segunda a sexta-feira. Informações e inscrições na Secretaria pelo telefone (41) 3028-5805, WhatsApp (41) 98839-7531 ou pelo e-mail uniabo@abopr.org.br.

ESPECIALIZAÇÃO

DENTÍSTICA

Coordenação: Dr. Sérgio Vieira, Mestre e Doutor em Dentística, Especialista em Dentística e Radiologia.

Periodicidade: Mensal

Carga Horária: 855 horas

Data: A definir

Capacitar o profissional para atuar na área de Odontologia restauradora e estética, desde a prevenção até a prótese sobre implante como, por exemplo, restaurações diretas em resina composta, técnicas de facetas, diastemas, dentes conóides, restaurações em posterior de maneira incremental e em único passo. No segmento de indiretas, realização laminados cerâmicos (lentes, facetas e fragmentos), inlay/onlay, coroas, prótese sobre implante, table tops, entre outros. Assuntos que tem interface com a especialidade como oclusão, procedimentos periodontais estéticos, planejamento digital, fotografia, toxina botulínica e preenchedores também são abordados. O foco é a formação integral com desenvolvimento diferenciado.

ENDODONTIA

Coordenação: Dr. Alexandre Roberto Heck, Mestre e Doutor em Endodontia

Periodicidade:

Quinzenal

Carga Horária: 756 horas

Data: A definir

Formar e habilitar profissionais para o uso das novas tecnologias e resolução de problemas endodônticos complexos, via canal ou por meio da cirurgia para-endodôntica. Curso com grande enfoque no treinamento clínico e acompanhamento de professores com vasta experiência na área de Endodontia.

ORTODONTIA INTEGRAL

Coordenação: Dra. Sabine Westphal Vieira, Especialista e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Periodicidade: Mensal

Carga Horária: 1.500 horas

Data: A definir

O curso objetiva desenvolver a prática clínica ortodôntica baseada em evidências científicas, acompanhando as evoluções apresentadas na Ortodontia internacional de ponta, para formar especialistas capazes de realizar diagnósticos diferenciais, planejar casos complexos e realizar tratamentos ortodônticos individualizados, com bráquetes standard, pré-ajustados, convencionais e autoligados, por meio da colagem direta e indireta de acessórios estéticos e metálicos, bem como com emprego de ancoragem esquelética (mini implantes e mini placas). Além de outros diferenciais, promove o conhecimento dos aspectos jurídicos na aplicação clínica da ortodontia, o diagnóstico e planejamento virtual com técnicas de DSD, a confecção e tratamento com alinhadores ortodônticos estéticos e a aplicação terapêutica da toxina botulínica e preenchedores faciais nas diversas indicações odontológicas, como complemento no tratamento estético e funcional integral.

APERFEIÇOAMENTO

TÉCNICAS DE ENXERTOS ÓSSEOS E GENGIVAS

Coordenação: Dra. Renata Ribas, Especialista em Implantodontia Periodicidade: Mensal

Carga Horária: 180 horas

Data: A definir

Capacitar e treinar os profissionais a planejarem e executarem enxertos ósseos e gengivais para a instalação de implantes bem como suas resoluções protéticas. Oferecer todo o conteúdo teórico e prático na realização de um protocolo de planejamento para que o caso possa ser reabilitado com características de estética e função adequadas.

ORTODONTIA AVANÇADA, ANCORAGEM ESQUELÉTICA E ALINHADORES

Coordenação: Dr. Daniel Gheur Tocolini, Doutor em Odontologia Clínica, Mestre em Ortodontia, Especialista em Odontopediatria, Especialista em OFM e Especialista em Ortodontia

Periodicidade: Mensal nos três primeiros meses e, posteriormente, a cada 45 dias

Carga Horária: 308 horas

Data: A definir

Atualizar o Cirurgião-Dentista para o uso de Sistemas Autoligados, Alinhadores, Ancoragem intra e extra alveolar, além de enfatizar a importância do diagnóstico e análise facial. Discussão de planejamento ortodôntico com equipe experiente e uso da biomecânica direcionada. Público-alvo: Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional.

IMPLANTE E PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Coordenação: Dr. Luiz Renato Castellano, Mestre e Especialista em Periodontia e Especialista em Prótese Dentária

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 192 horas

Data: A definir

Evidenciamos a importância do planejamento integrado entre a prótese e a cirurgia e até mesmo outras especialidades que sejam necessárias, para que o paciente e os profissionais saibam desde antes do tratamento quais são as limitações e o prognóstico do caso a ser alcançado. Desta maneira com este curso de caráter multidisciplinar queremos orientar os profissionais a planejarem os casos de acordo com as possibilidades de cada técnica ou sistema de implantes e a expectativa do paciente. Dentro do programa temos previsão de capacitar mesmo o Cirurgião-Dentista ainda sem experiência em cirurgias ou prótese, revisando conteúdos e conceitos essenciais para o sucesso do tratamento.

CIRURGIA ORAL MENOR

Coordenação: Dr. Italo Nogiri Filho, Especialista em Periodontia e Mestre em Periodontia

Periodicidade: Quinzenal

Carga Horária: 180 horas

Data: A definir

Capacitar Cirurgiões-Dentistas a diagnosticar, planejar, executar e tratar complicações de cirurgia oral menor como extração de siso, patologia e casos com menor complexidade em implantodontia.

ATUALIZAÇÃO

DTM E DOR OROFACIAL

Coordenação: Dr. Daniel Bonotto, Doutor em Odontologia, Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em DTM e DOF

Periodicidade: Mensal

Carga Horária: 48 horas

Data: A definir

Capacitar o Cirurgião-Dentista para o diagnóstico e tratamento das dores orofaciais e DTM, por meio de aulas teóricas e práticas clínicas com pacientes

CAPACITAÇÃO

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL – TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTO FACIAL

Coordenação: Dr. Sidmarcio Ziroldo, Mestre em Ortodontia, Especialista em Ortodontia, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e Especialista em Harmonização Orofacial

Periodicidade: 2 dias

Carga Horária: 20 horas

Data: A definir

Informar técnicas para o correto uso na Odontologia sendo liberado pela Lei 5.081 Art. 6/II e pelas resoluções C.F.O. 176/2.016 tornando apto tanto para o uso terapêutico e estético, sendo reafirmado na resolução 198/2.019.

CURSOS RÁPIDOS FOTOGRAFIA ODONTOLÓGICA DIGITAL

Coordenação: Dr. Oscar Fernando Machuca, Mestre em Ortodontia

Periodicidade: Semanal

Carga Horária: 16 horas

Data: A definir

Capacitar e treinar o Cirurgião-Dentista na área de Fotográfica Odontológica Digital e edição fotográfica. Realizar protocolos fotográficos, Comunicação com laboratório para trabalhos protéticos, Fotografia Artística, Aprender funções e técnicas fotográficas em Odontologia e prótese laboratorial

PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS (ONLINE)

Coordenação: Dr. Eli Luis Namba, Doutor em Odontologia, Mestre em Odontologia e Especialista em Medicina e Ciências do Esporte

Periodicidade: O aluno terá 4 meses para fazer o curso após a compra.

Carga Horária: 12 horas

Data: A definir

Capacitar o Cirurgião-Dentista a reconhecer as indicações, contra indicações dos protetores bucais esportivos para cada modalidade esportiva, além de aprender todas as etapas da moldagem a confecção dos protetores bucais esportivos.

IMERSÃO EM LAMINADOS CERÂMICOS

Coordenação: Dr. Sérgio Vieira, Mestre e Doutor em Dentística, Especialista em Dentística e Radiologia

Periodicidade: 2 dias

Carga Horária: 12 horas

Data: A definir

Preparar e habilitar o profissional para aplicação das atuais e diferentes técnicas com laminados cerâmicos.

RESINA COMPOSTA DENTES ANTERIORES

Coordenação: Dr. Sérgio Vieira, Mestre e Doutor em Dentística, Especialista em Dentística e Radiologia

Periodicidade: 2 dias

Carga Horária: 14 horas

Data: A definir

Preparar e habilitar o profissional para aplicação das atuais e diferentes técnicas com resina composta em dentes anteriores.

PLACAS OCLUSAIS: DA INDICAÇÃO AO AJUSTE Coordenação: Dr. Daniel Bonotto, Doutor em Odontologia, Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em DTM e DOF

Periodicidade: 1 dia

Carga Horária: 8 horas

Data: A definir

Capacitar o Cirurgião-Dentista para indicar, confeccionar e ajustar placas oclusais para o manejo do bruxismo do sono e das disfunções temporomandibulares.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA ENDODONTIA

Coordenação: Dr. Alexandre Roberto Heck, Mestre e Doutor em Endodontia

Periodicidade: 2 dias

Carga Horária: 16 horas

Data: A definir

Introdução de novas técnicas de instrumentação rotatória e reciprocante para facilitar o tratamento endodôntico. Utilização de novos sistemas para otimizar a limpeza e desinfecção do sistema de canais radiculares. Indicação de materiais biocerâmicos no dia a dia da prática endodôntica.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »