Cursos para o 1º semestre de 2018

Inscrições abertas para cursos da UNIABO-PR que iniciam no primeiro semestre de 2018

Sócios da ABO-PR podem se inscrever nos cursos de Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização, Capacitação, Habilitação e Cursos Rápidos

Confira a grade completa de cursos que começam no primeiro semestre e aproveite este ano para atualizar os conhecimentos técnico-científicos. Inscreva-se e garanta sua vaga!

ESPECIALIZAÇÃO

DTM e Dor Orofacial
Coordenação: Dr. Daniel Bonotto
Duração: Março 2018 – Fevereiro 2020
Carga horária: 940 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: O curso de Especialização em DTM e Dor Orofacial proporciona ao Cirurgião Dentista desenvolver habilidades para diagnóstico e tratamento das dores de face e DTM, contando com aulas teóricas e atendimento clínico de pacientes, sob supervisão de corpo docente experiente. Este curso ainda conta com o diferencial de capacitar o aluno no uso de hipnose e acupuntura no manejo do paciente com DTM e Dor Orofacial.

CTBMF (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial)
Coordenação: Dr. Marco Antonio de Oliveira Filho
Duração: Março 2018 – Fevereiro 2020
Carga horária: 3.105 horas
Periodicidade: Semanal
Vagas: 4

Síntese do curso: Capacitar o Cirurgião Dentista para realizar diagnóstico e tratamento de diversas condições orais e faciais através de cirurgias ambulatoriais e hospitalares.

Dentística
Coordenação: Dr. Sérgio Vieira
Duração: Março 2018 – Dezembro 2019
Carga horária: 855 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: Capacitar o profissional para atuar na área de Odontologia restauradora e estética, desde a prevenção até a prótese sobre implante, com noções de oclusão e periodontia.

Ortodontia Straight Wire MBT com ênfase em Aparelhos Ortodônticos Autoligados
Coordenação: Dr. Daniel Gheur Tocolini
Duração: Março 2018 – Fevereiro 2021
Carga horária: 1.500 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: O curso de Especialização formará profissionais ortodontistas, atualizados no mercado de trabalho, com embasamento clínico e científico.

Prótese Dentária
Coordenação: Dr. Marcelo de Freitas Hayashida
Duração: Março 2018 – Fevereiro 2020
Carga horária: 960 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: Capacitar o aluno para a realização de diagnóstico, planejamento e execução de procedimentos laboratoriais e clínicos necessários para a confecção de Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Totais Convencionais e Próteses sobre Implante, desde sua apresentação básica até casos mais extensos e complexos.

Ortodontia
Coordenação: Equipe de Ortodontia da ABO-PR
Duração: Abril 2018 – Março 2021
Carga horária: 1.500 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: O curso objetiva desenvolver a prática clínica ortodôntica baseada em evidência científica, acompanhando as evoluções apresentadas em grandes congressos e periódicos de maior impacto; formar especialistas capazes de realizar diagnósticos diferenciais, planejar casos complexos e realizar tratamentos individualizados, incluindo a utilização de ancoragem esquelética, diferentes tipos de arcos ortodônticos, brackets metálicos e estéticos.

APERFEIÇOAMENTO

Auxiliar de Saúde Bucal (ASB)
O aperfeiçoamento em Auxiliar de Saúde Bucal, coordenado pelo Dr. Helington Castro Kruger, é uma grande oportunidade na área Odontológica. “Tem sido cada vez mais cobrado o auxiliar com certificação. O curso da UNIABO-PR é bem completo e buscamos uma abordagem mais humanista, o que tem feito toda a diferença aos pacientes”, ressalta Kruger. O curso aborda desde anatomia, primeiros socorros, bioética, humanização (como abordagem do paciente no consultório), materiais odontológicos, entre outros temas. O início das aulas está previsto para março de 2018, prosseguindo até agosto de 2018, com duração total de 320 horas e apenas 35 vagas.

 
Excelência em Ortodontia com Aparelhos Autoligados
Coordenação: Dr. Daniel Gheur Tocolini
Duração: Março 2018 – Agosto 2019
Carga horária: 240 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: Atualizar o Cirurgião Dentista para o uso de Sistemas Autoligados, além de enfatizar a importância do diagnóstico e análise facial. Discussão de planejamento ortodôntico com equipe experiente e uso da biomecânica direcionada.

Implante e Prótese sobre Implante – fases Cirúrgica e Protética
Coordenação: Dr. Luiz Renato Castellano
Duração: Maio 2018 – Maio 2019
Carga horária: 192 horas
Periodicidade: Quinzenal
Vagas: 10

Síntese do curso: Demonstrar a importância do planejamento integrado entre as duas especialidades e outras que sejam necessárias, para que o paciente e os profissionais saibam desde antes do tratamento quais são as limitações e o prognóstico do caso a ser alcançado.

Prótese dentária – Fixa, Removível e Total
Coordenação: Dr. Ederson Betiol
Duração: Março 2018 – Dezembro 2018
Carga horária: 240 horas
Periodicidade: Quinzenal
Vagas: 12

Síntese do curso: O sucesso do tratamento protético depende do diagnóstico e do planejamento correto de cada caso clínico. O objetivo do curso é tratar o assunto, abrangendo diagnóstico, plano de tratamento, sequência de terapias, técnicas protéticas além de discutir seus objetivos e limitações.

ATUALIZAÇÃO

Cirurgia Ambulatorial
Coordenação: Dr. Marco Antônio de Oliveira Filho
Duração: Março 2018 – Julho 2018
Carga horária: 60 horas
Periodicidade: Quinzenal
Vagas: 12

Síntese do curso: Capacitar o Cirurgião Dentista à realização das cirurgias ambulatoriais, principalmente as cirurgias dos dentes inclusos.

DTM e Dor Orofacial
Coordenação: Dr. Daniel Bonotto
Duração: Abril 2018 – Setembro 2018
Carga horária: 48 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 20

Síntese do curso: Capacitar o Cirurgião Dentista no diagnóstico e tratamento conservador das disfunções temporomandibulares.

Odontologia do Sono: Tratamento do Ronco, Apneia do Sono e Bruxismo
Coordenação: Dr. Rosalvo Amaral Junior
Duração: Março 2018 – Junho 2018
Carga horária: 64 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 12

Síntese do curso: Capacitar o Cirurgião Dentista para indicação, conduta, e administração dos efeitos colaterais no uso dos aparelhos de avanço mandibular para controle do ronco e apneia obstrutiva do sono, bem como atualizar o conhecimento do diagnóstico e tratamento do bruxismo do sono e da vigília.

Atualização Cirúrgica em Periodontia
Coordenação: Dr. Sung Hyun Kim
Duração: Março 2018 – Maio 2018
Carga horária: 48 horas
Periodicidade: Semanal
Vagas: 12

Síntese do curso: A partir de uma revisão do tratamento da bolsa periodontal e invasão das distâncias biológicas, baseada em conceitos biológicos, o aluno realizará o diagnóstico, plano de tratamento e aplicação das cirurgias periodontais na clínica, visando o restabelecimento da função e da estética em pacientes.

Acupuntura para Odontologia
Coordenação: Dra. Lirane Carneiro Suliano
Duração: Março 2018 – Outubro 2018
Carga horária: 64 horas
Periodicidade: Mensal
Vagas: 35

Síntese do curso:  Fazer atendimento de pacientes na área odontológica com acupuntura viabilizando um atendimento mais completo e com mais qualidade de vida. Possibilitar uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida, com menos dor após procedimentos restauradores, manutenção de ortodontia, raspagem, e tratamentos endodônticos. Analgesia complementar na cadeira para procedimentos como toxina botulínica e profilaxia para dentes sensíveis.

CAPACITAÇÃO

Toxina Botulínica e Preenchimento Facial para Cirurgião Dentista
Coordenação: Dr. Sidmarcio Ziroldo
Duração: 2 e 3 de abril de 2018
Carga horária: 22 horas
Periodicidade: 2 dias
Vagas: 20

Síntese do curso: Informar técnicas funcionais de acordo com a resolução 176/2016 do C.F.O.

HABILITAÇÃO

Odontologia Hospitalar
Coordenação: Dra. Fernanda Pavan Correa e Dra. Lilian Pasetti
Duração: Março 2018 – Abril 2019
Carga horária:  360 horas, mais estágio de 2 dias em rodízio mensal
Periodicidade: Mensal
Vagas: 18

Síntese do curso: Rotina hospitalar/ exames clínicos, laboratoriais e de imagem/ prescrição, evolução e rounds.

CURSOS RÁPIDOS

DTM para Odontopediatras
Coordenação: Dr. Daniel Bonotto
Data: Abril 2018
Carga horária: 8 horas
Periodicidade: 1 dia
Vagas: 20

Síntese do curso: Um curso dinâmico para odontopediatras onde será discutido a identificação dos sinais e sintomas de DTM, a importância do diagnóstico precoce e abordagem na infância e adolescência.

DTM para Ortodontistas
Coordenação: Dr. Daniel Bonotto
Data: Maio 2018
Carga horária: 8 horas
Periodicidade: 1 dia
Vagas: 20

Síntese do curso: O curso apresenta as evidências mais atuais sobre DTM e Ortodontia, desmistificando de forma simples a histórica relação de oclusão e DTM e respondendo as questões sobre o papel da ortodontia na prevenção, tratamento ou até mesmo como causa de DTM.

Sedação Medicamentosa em Odontologia para o Clínico e o Especialista
Coordenação: Dra. Adriana de Sales Cunha Correia
Duração: Março 2018
Carga horária: 16 horas
Periodicidade: 2 dias
Vagas: 20

Síntese do curso: Este curso abordará as técnicas de sedação medicamentosa (via oral) e inalatória para controle da dor, medo e ansiedade relacionados à assistência odontológica, oferecendo estratégias para o Clínico e o Especialista que desejam proporcionar tranquilidade e redução de estresse ao seu paciente odontofóbico, adulto ou criança, visando a qualidade e segurança, além da prevenção de emergências médicas no ambiente clínico.

Urgências e Emergências na Clínica Odontológica
Coordenação: Dr. Ivan Haidamus
Duração: Março 2018
Carga horária: 15 horas
Periodicidade: 2 dias
Vagas: 20

Síntese do curso: O curso tem o objetivo de promover o aprimoramento dos Cirurgiões Dentistas para enfrentar situações de imprevistos nos consultórios.  Além do embasamento teórico, serão feitas simulações em cadeira odontológica: desmaio, aumento de pressão, queda de pressão, reação anafilática, dentre outras. Os alunos serão capacitados para atender pacientes com doenças e especificidades como diabetes, hipertensos e gestantes.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »