Balanço da Gestão

Diretoria realizou todas as ações previstas na Gestão 2015 – 2017


Planejamento bem estruturado e seguido a risca foi fundamental para o sucesso das atividades da Associação. Confira as principais ações realizadas no último triênio.

O cenário macroeconômico recessivo atingiu negativamente todos os setores produtivos do País. Com desemprego crescente, juros altos, crédito escasso, aumento de impostos e tarifas, as famílias perderam renda e capacidade de consumir bens e serviços.

Na visão do Presidente da ABO-PR, Dr. Celso Russo, os últimos três anos foi um período difícil para todos. Muitos Cirurgiões Dentistas sofreram com a queda no movimento em suas clínicas, e precisaram reavaliar seus processos de gestão para fazer os ajustes necessários para manter suas estruturas.

“No âmbito da Associação, que também teve de se reajustar para otimizar seus processos internos, felizmente tudo o que estava previsto foi realizado, as obras de reforma foram concluídas, por conta de um planejamento prévio e bem estruturado”, destaca, frisando que a organização e despesas com o XIII CIOPAR foram conduzidos com bastante parcimônia, sempre em busca do equilíbrio financeiro do evento.

A Diretora Financeira da ABO-PR, Dra. Nereida Zuleika H. Dias, frisou que a entidade adotou uma política de consumo consciente, com intuito de economizar água, energia elétrica e materiais administrativos, diminuindo assim despesas operacionais. “Também fizemos investimentos na manutenção da sede da entidade, tudo para melhor atender os nossos associados”, diz, acrescentando que as parcerias com empresas comerciais colaboradoras da ABO-PR foram muito importantes para a realização do XIII CIOPAR e do Jantar do Dia do Cirurgião Dentista.

Seguindo a mesma ótica, Dr. Luiz Antônio de Almeida, Diretor de Patrimônio, e o Dr. Dalton Luiz Bittencourt, Vice-presidente da Associação, ressaltam que com quadro enxuto e gestão eficiente foi possível honrar com a agenda de cursos, palestras e eventos.

“Nosso empenho foi para manter a ABO-PR forte e pujante, sempre contribuindo com o aprimoramento científico dos Cirurgiões Dentistas e com o desenvolvimento da área Odontológica”, destaca Dr. Almeida.

“Em um mercado competitivo como o brasileiro, dentro de um cenário de crise econômica, manter-se atualizado faz toda a diferença”, frisa Dr. Bittencourt.

O Diretor de Assuntos Institucionais, Dr. Ermensson Luiz Jorge, que também integra o Conselho Federal de Odontologia, ressalta que a ABO-PR apoiou e participou ativamente de ações e discussões focadas na valorização profissional, em melhor remuneração e condições de trabalho dos Cirurgiões Dentistas que atuam nos planos Odontológicos. “Além disso, acompanhamos de perto os desdobramentos de projetos de lei de interesse da classe Odontológica e de proteção à saúde bucal da população brasileira”, frisa.

O Diretor da UNIABO-PR, Dr. Ivan Toshio Maruo; o Diretor Secretário, Dr. Egas Moniz de Aragão; a Diretora de Ensino, Dra. Ana Lúcia Tolazzi, e a Coordenadora de Cursos da UNIABO-PR, Dra. Andrea Duarte Doetzer, trabalharam muito em conjunto para oferecer uma ampla agenda de cursos, com professores  qualificados. Eles destacam que a instituição de ensino da entidade está com os cursos de Especialização (com certificados que possuem validade acadêmica), Aperfeiçoamento, Atualização, Capacitação, e Cursos Rápidos funcionando a pleno vapor. Além disso, a UNIABO-PR fez questão de homenagear os associados no Dia da Mulher, no Dia das Mães, no Dia dos Pais, e vem promovendo várias palestras e eventos gratuitos aos associados.

“A UNIABO-PR é planejada por Cirurgiões Dentistas para Cirurgiões-Dentistas. Assim, convidamos os associados da ABO-PR que desejam se especializar e/ou se reciclar a participarem de nossos cursos tradicionais (Implantodontia, Prótese, Dentística, Endodontia, Cirurgia, Ortodontia, e Auxiliar em Saúde Bucal), e de nossos cursos com conteúdo inovador (Disfunção da Articulação Temporomandibular, Odontologia do Sono, Laminados, Toxina Botulínica, Acupuntura e Sedação Medicamentosa)”, reforça o Diretor da UNIABO-PR, Ivan Toshio Maruo.

O Dr. Sérgio Vieira, Diretor de Orientação na Pós-Graduação da ABO-PR, destaca a realização do Meeting de Especialidades e o XIII CIOPAR, que foram dois grandes eventos científicos que reuniram em Curitiba milhares de pessoas, entre profissionais, estudantes, empresários e fornecedores da área Odontológica, vindos de diversos estados brasileiros.

“O XIII CIOPAR, em especial, foi um evento para encerrar a gestão atual com chave de ouro. Conseguimos trazer para o congresso nomes de peso da área Odontológica, não apenas em termos de professores e palestrantes, mas também marcas importantes participaram da feira comercial que aconteceu simultaneamente ao evento”, frisa o Dr. Egas Moniz de Aragão, que foi o presidente desta edição do congresso.

O Diretor Acadêmico, Dr. Oscar Fernando Machuca, aponta como ponto positivo nesta gestão a promoção dos churrascos para os estudantes da graduação de cursos de Odontologia de instituições de ensino paranaenses. “Além da PUC-PR, conseguimos trazer alunos da Universidade Tuiuti, Positivo e Federal do Paraná, com objetivo de falar sobre a importância da ABO-PR, dos benefícios de fazer parte da Associação, de seguir nos cursos de atualização, e para o fortalecimento da classe”, explica.

Na área de esporte, o Diretor da pasta, Dr. Osiris Pontoni Klamas, destacou a quick massage que é oferecida como uma forma de relaxamento aos associados, bem como as ações promovidas na área de ciclismo e caminhada, organizadas para promover a integração entre Cirurgiões Dentistas. “As atividades foram realizadas para incentivar a prática esportiva, pensando na saúde e bem-estar de todos, mas também por serem mais uma forma de reunir os profissionais da área Odontológica e estimular a confraternização entre todos”.

Na área social, Dr. Celso Russo destacou as festividades realizadas nas principais datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Cirurgião Dentista, e o grande evento para o sócio remido, que foi um sucesso e muito especial para valorização daqueles que vêm contribuindo com a Associação há mais de 25 anos ininterruptos.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »