Atenção e respeito ao paciente – 21 de março – Dia Mundial da Síndrome de Down

post-3-inner

Em 21 de março é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A escolha da data é uma alusão à trissomia do cromossomo 21, alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a formação do embrião.

O Ministério da Saúde publicou as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down, nas quais é recomendado que o acompanhamento odontológico seja iniciado logo no primeiro ano de vida.

A inclusão do Cirurgião-Dentista na terapia de um paciente com Síndrome de Down é fundamental devido a algumas características desses pacientes. Eles têm menor desenvolvimento da maxila, céu da boca profundo, aumento do tamanho da língua e hipotonia muscular, o que favorece a respiração pela boca e o mau posicionamento dos dentes.

Outra condição comum é o atraso na erupção dos dentes de leite e, posteriormente, dos permanentes. Pacientes com Down apresentam maior incidência de ausências dentária e de alterações no esmalte e no formato dos dentes.

Outra condição muito importante, que é acentuada na síndrome, é a desordem periodontal. Esta propicia inflamação gengival e perda precoce dos dentes.

Além de uma boa rotina de higiene bucal, eles também devem ir com regularidade ao consultório.

Se você já atende pacientes com essa síndrome, deve saber que eles adoram o contato social e têm um sorriso fácil e doce. Motivo de sobra para exaltarmos as diferenças e cuidarmos desses pacientes tão especiais.

Veja mais Notícias

Ver mais Notícias »